terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto sexualidade e drogas


Colégio Estadual José de Souza Machado

Projeto Sexualidade e drogas

Objetivo geral: Sensibilizar a comunidade escolar em geral para o perigo do uso das drogas e o risco de uma gravidez precoce.

Objetivos específicos:

  • Sensibilizar os pais e os alunos quanto ao prejuízo para a saúde e para a sociedade do uso das drogas lícitas e ilícitas;
  • Aprimorar atitudes e valores imprescindíveis para o sexo seguro;
  • Sensibilizar os pais para a necessidade de diálogo frequente em relação a drogas e sexo;
  • Reconhecer as consequências enfrentadas pelos adolescentes com uma gravidez não desejada, como também o uso da droga, e do plano médico, psicológico, social e econômico;
  • Agir de modo solidário aos portadores do HIV e dependentes químicos e de modo propositivo em ações públicas voltadas para a prevenção e tratamento das DSTs/AIDS/drogas;
  • Identificar e repensar tabus e preconceitos referente a sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes e analisando criticamente os estereótipos.

Justificativa:

O projeto surgiu da necessidade de solucionar um grande problema na comunidade escolar: o uso de drogas e a gravidez precoce. Portanto faz-se necessário a sensibilização de toda a comunidade escolar em geral para o debate dos malefícios da droga, da gravidez precoce e das doenças sexualmente transmissíveis. Pois sabemos que a adolescência é o momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações.Vale lembrar que, para o aluno, o conhecimento sobre o corpo humano deve estar associado a um melhor conhecimento do seu próprio corpo, por ser seu e ser único, e com o qual ele tem uma intimidade e uma percepção subjetivas que ninguém mais pode ter. Essa visão favorece o desenvolvimento de atitudes de respeito e de apreço pelo próprio corpo e pelas diferenças individuais. A proposta é que a escola trate da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde que se expressa desde cedo no ser humano e sobre as drogas como um malefício social.

Metodologia:

  • Sensibilização através de palestras e distribuição de panfletos;
  • Reflexão, debates e discussões;
  • Leitura e análise de textos e de vídeos;
  • Aula expositiva/Slides;
  • Dinâmica de grupo;
  • Peça teatral;
  • Pesquisa.

Recursos humanos:

  • Psicólogos;
  • Delegada;
  • Ex-viciados;
  • Alunos;
  • Professores;
  • Funcionários;
  • Conselho tutelar;
  • Pessoas da comunidade.

Recursos materiais:

  • Câmera fotográficas;
  • Pen Drive;
  • Aparelho de DVD;
  • Mídias;
  • Data show;
  • Papel, cartolina, tesoura, fita crepe, cola, hidrocor;
  • Livros, internet, revistas, jornais.

Avaliação:

  • Escrita individual e em grupo;
  • Discussões e colocações sobres cada tema;
  • Participação geral.

8 comentários:

  1. Colégio Estadual José de Souza Machado
    Dalvan Pereira
    2º magistério

    Trabalho

    Sexualidade
    A sexualidade é um tema que tem que ser muito estudado e analisado por todos para que não venha acarretar problemas no futuro.
    No Brasil há uma índice muito alto de adolescentes que começa a sua vida sexual muito cedo estima-se que aproximadamente 65% das garota entre 14 e 16 anos engravidam mesmo tendo varias forma de se prevenir.
    Em nosso município esses dados também são altos, pois só este mês de novembro o índice de gravidez esta acima da media entre as adolescentes de 14 a18 anos. Isso é muito preocupante, pois essas garotas abandonam os estudos para seguir aventuras que lhes pode custar muito caro mais tarde, pois devido a pouca idade o corpo não esta preparado para uma gravidez que pode se tornar de risco e que pode levá-las a morte por falta de estrutura corporal adequada.
    Para amenizar este problema, é preciso que haja mais orientação por partes pais, pois mesmo tendo varias formas de evitar é preciso que essas menina se oriente mais e posse a ter para que tenha medo das conseqüência, que como foram vistas não soa boas

    ResponderExcluir
  2. Escola Estadual Jose de Souza Manchado
    aluna:valeria


    Sexualidade(A gravidez precoce)

    O que leva uma adolescente a engravidar precocemente?

    A sexualidade é um assunto desconhecido pela maioria das pessoas, por isso é comum que surja uma série de dúvidas a respeito dela.
    Muitas famílias proíbem a educação sexual, e é devido a isso que o número de adolescentes grávidas vem crescendo cada vez mais.
    No Brasil, cerca 20% das crianças que nascem a cada ano são filhas de adolescentes.
    A maioria não tem condições financeiras e emocionais para assumir e cuidar de um filho. E os problemas não param por aí, ainda tem os tabus impostos pela família e pela sociedade, o qual só amplia o problema, correndo risco psicossocial. Devido a repressão dos pais, muitas adolescentes grávidas fogem de casa, abandonam os estudos, interrompendo assim seu processo socializador.
    Mas, as consequências de uma gravidez precoce não é só psicológicos e sociais, a gravides na adolescência traz perigos tanto para a mãe quanto para o bebê, pois nessa faixa o corpo não esta preparado para uma mudança tão brusca como a que o corpo passa no período de gestação.
    Assim por medo de seguir a diante com a gravides, muitas optam pelo aborto, correndo o risco de ficarem estéreis ou até mesmo morrerem, sem contar com as doenças que podem ser transmitidas.

    ResponderExcluir
  3. COLEGIO ESTADUAL JOSE DE SOUZA MACHADO
    Aluna: Arisia

    Sexualidade entre adolescentes
    O número de adolescentes que praticam sexo tem aumentado muito, e como consequência a "gravides precoce". A quantidade de meninas grávidas também ver-se muito em jornais, revistas, entre outros. Casos em que muitas engravidam aos doze anos, e isso por que não tem apoio e incentivo dos pais, amigos e familiares. Muitas nem mesmo sabem dos riscos que correm ao praticar sexo sem preservativo ou até mesmo sabem mas preferem ignorar por achar que nunca aconteceria ,de chegar a ser contaminado com alguma doença grave.
    Além disso as últimas pesquisas comprovam que o corpo da adolescente não está preparado para a gravidez ,nem mesmo o psicológico ,pois elas estão acostumadas a serem dependentes ,e a gravidez exigirá da mãe cuidados desde o primeiro mês de vida até o dia em que seu filho se torne independente. Para que as adolescentes tenham consciência de que jamais se deve ter relações sexuais sem uso de preservativos com camisinha é preciso que os pais conversem com seus filhos e incentivem e também as escolas através de palestras e entrevistas com adolescentes que engravidaram precocemente mostrando as consequências que isso causou em suas vidas, ou até mesmo com os que contaminaram com algum tipo de doença. Assim reduziria o número de adolescentes grávidas e de doenças sexualmente transmissíveis.

    ResponderExcluir
  4. COLEGIO ESTADUAL JOSE DE SOUZA MACHADO
    2 Magistério
    Alunos:Flavia Michele,Iraildes,Leidiane,Lenivaldo,Luana e Raí.

    TRABALHO DE POLITICAS PUBLICAS


    DROGAS
    Drogas é um problema que esta se agravando cada vez mas, vem afetando adultos,crianças e adolescentes.A droga tem sido muito consumida no Brasil e em outros países,ela possui efeitos que faz com que as pessoas se sinta em outro mundo,ou seja, fora de todo problema.
    A droga não estraga só a vida dos viciados,também das pessoas que o rodeia ,pois os parentes sofrem com os filhos que estragam a vida com todos os tipos de drogas ,as licidas e as não licidas,que muita das vezes acabam chegando a morte.
    Aluna: Flavia Michele

    Infelizmente é possível se deparar com vários casos de drogas, e muitos deles que acabam levando a morte.Na realidade não precisa ser usuário pra morrer por causa da droga,na televisão passa vários casos de traficantes que morrem ,por drogas.
    Salvador por exemplo tem sido uma cidade muito afetada pelas drogas e traficantes,pode-se observar que todos os dias nos teles jornais mostra casos de traficantes matando jovens por comprarem e não terem como pagar.
    E o que se pode fazer pra mudar esse quadro?As Respostas estão em nós mesmo ,se tomarmos uma atitude referente a esse ponto ,ai sim se obterá um resultado positivo.
    Aluna: Iraildes

    ResponderExcluir
  5. DROGAS

    Os usuário de drogas tem se mostrado cada vez maior,com isso podemos observar que os propagadas que tem sido feitas não são tão reais assim.
    As drogas tem prejudicado muitos jovens e adolescentes que tentam sair de um problema entrando em outro bem maio,que muita das vezes não consegue mas sair,isso acontece na maioria dos casos ,e infelizmente os jovens estão se afundando mas e mas nesse mundo quase sem volta.
    Aluno: Lenivaldo


    Tipos de drogas
    Drogas estimulantes aumentam a atividade cerebral: o tempo de vigília é aumentado, a atenção é reforçada e há aceleração do pensamento – o que leva à euforia. Cafeína e nicotina são estimulantes naturais legalizados. Anfetaminas podem ser utilizadas pela medicina como moderadores do apetite, mas também são usadas sem o aval do médico. Cocaína e crack são consumidos por vias intranasais, pela aspiração do pó ou da fumaça, ou de forma injetável. Têm alto tropismo, ou seja, o usuário tem grandes chances de se tornar dependente.
    Drogas depressoras diminuem a atividade do cérebro, tendo propriedades analgésicas. Usuários desse tipo de psicotrópico apresentam movimentos lerdos, a atenção e o tempo de vigília diminuem. O álcool é uma substância lícita, mas o consumo freqüente e prolongado pode levar ao vício e a doenças graves.
    Benzodiazepínicos (tranqüilizantes ou calmantes) são usados no tratamento de alguns distúrbios emocionais, como tensões e ansiedades. No entanto, podem causar efeitos adversos graves e causam rápida dependência.
    Opiláceos podem ser naturais, extraídos da papoula; semissintéticos, a partir da morfina (heroína), e sintéticos (meperidina). Têm alto potencial de dependência, usados como analgésicos e sedativos pela medicina em sua forma sintética. Lança-perfume, benzina, alguns tipos de cola, clorofórmio e éter são inalantes: provocam tonturas e relaxamento da musculatura, com alterações perceptivas do tempo e do espaço.
    Drogas perturbadoras, ou alucinógenas, freqüentemente causam ilusões visuais e alterações nos sentidos. Não aumentam nem diminuem a atividade do cérebro, mas fazem com que o órgão funcione de maneira diferente. Essas substâncias, até onde se sabe, não têm utilidade clínica e são ilegais. Mescalina, psilocibina (cogumelo), maconha, LSD, Ayahuasca (o “chá” do Santo Daime), êxtase e anticonérgicos fazem parte deste grupo.
    A mescalina tem efeitos psicodélicos semelhantes embora menos intensos que o LSD. A maconha causa alterações cognitivas e de humor, aumento exagerado de apetite e, em alguns casos, desencadeia quadros agudos de pânico e paranóia. O chá do Santo Daime pode também levar a quadros psicóticos. O êxtase (droga sintética derivada da anfetamina) tem tanto propriedades estimulantes como alucinógenas, afetando e lesando o sistema serotoninérgico, responsável pelo controle do humor e impulsos.
    De acordo com essa pequena pesquisa se pode observar que o mundo das drogas esta cada vez, mais atraente e, pois isso que muitos acabam se iludindo, e esta cada vez mas difícil de controlar essa epidemia chamada DROGA.
    Aluna: Luana

    ResponderExcluir
  6. DROGAS
    O que são
    Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que afetam os processos da mente ou do corpo quando introduzidas no organismo.
    Embora o termo possa se referir a qualquer composto utilizado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, na maioria das vezes é utilizado para se referir a substâncias usadas recreativamente em função dos efeitos narcóticos que exercem sobre o sistema nervoso central.
    Se a droga é usada recreativamente, é porque proporciona experiências de prazer. Isso leva parte dos usuários ao uso contínuo e à dependência. Por este motivo, a definição de drogas atualmente abrange também produtos tóxicos legais que são utilizados de forma excessiva, como o cigarro ou o álcool.
    Algumas substâncias químicas têm o poder de alterar nosso estado de consciência disparando uma parte do cérebro responsável pelo que chamamos de sistema de recompensa, associado principalmente à manutenção da dopamina – principal neurotransmissor do corpo – no organismo.
    As drogas psicotrópicas (psico/mente + trópico/atração por) são as que alteram a forma de o indivíduo sentir, pensar e, às vezes, agir. Podem ser divididas em drogas naturais, parcialmente sintéticas e sintéticas. Mas, de uma forma geral, são classificadas de acordo com os efeitos farmacológicos que exercem, ou seja, a forma como atuam sobre o cérebro. Podem ser estimulantes, depressoras ou perturbadoras do sistema nervoso central.
    Aluna : Leidiane

    ResponderExcluir
  7. Muitos jovens buscam fugir da realidade se escondendo das frustrações e entram em uma onda de que experimentar uma vez, não vai te tornar um viciado, dependente químico, porém o primeiro passo, para o fundo do poço, é o primeiro trago, a primeira cheirada, e assim sucessivamente.
    O que pode se esperar no caminho desse usuário, uma cova aberta, pronta para mais um jovem que faleceu por uma overdose, ou por está devendo, ou até mesmo traficando. A vida não se resume em momentos de viajem, alucinações, sensações de loucuras, ai a vida vem de Deus, e o que muitos procuram não está nesta maldita e maligna Droga, que só destrói, maltrata e tira vidas.
    O melhor caminho é fugir dela, e não busca-lá para resolver seus problemas, a Droga é um problema e a resolução na maioria das vezes, é a morte.
    Aluno:Raí

    ResponderExcluir
  8. Colégio Estadual José de Souza Machado
    2 magisterio
    DROGAS
    A droga efetivamente afeta o ser humano por ser composta de produtos tóxicos.Muitas pessoas usam drogas para reduzir sentimentos desagradáveis de angustia e depressão.Ao tentar contorcer os seus problemas,vai causar a si mesmo mais sofrimento.A pessoa sobre efeito de droga ela fica com alucinações visuais e auditivas,com idéias malucas etc.
    Existe vários tipos de drogas,entre elas a cocaína e o crack.
    .A cocaína induz efeito extremamente rápido e curta duração.E o crack é a sobra da cocaína o uso dessa droga causa ao usuário a aparência esquelética do corpo,ossos da face ficam mas visíveis, braços e pernas ficam finos,costelas aparecem e com o passar do tempo o usuário fica velho mas rápido.
    .O alcoolismo esta se tornando cada vez mas presente na vida dos adolescentes,fazendo com que percam a maior parte da vida,muitos lutam para sobreviver e enquanto outros destroem a sua vida com as próprias mãos .Com o passar do tempo muitos usuários conseguem ver que a droga não oferece nada de bom e que só apenas causa a destruição e chegam a pedir ajuda para serem internados,alguns permanecem,mas muitos ficam enlouquecidos para se dragar e acabem desistindo.
    Aluna :Leidiane Gueias


    AS DROGAS
    As drogas tem sido a cada dia que passa tem sido um assunto muito falado, pois tanto os jovens quanto os adultos tem se tornado alvos das drogas.Pode-se observar que a droga tem evoluído e com isso as doenças provocadas pela mesma.
    As drogas lícidas , que são aquelas que não são proibida pela lei,tem se tornado algo comum na sociedade, as pessoas acreditam que esse tipo de droga que é o cigarro e as bebidas não prejudicam,mas elas matam do mesmo jeito, a diferença é que elas matam com bem mas tempo de uso que as drogas inlicidas que são as proibidas como a maconha, o crack, a cocaína , o êxtase ,etc.
    Infelizmente as drogas tem acabado com a vida de muita gente,não por falta de conhecimento sobre o que seja droga, e sim pelo fato de acreditar que as drogas são a saída para seus problemas , sem imaginar que esta tomando para se um problema maior.
    Aluna:Luana dos Santos



    O MUNDO DAS DROGAS
    O Brasil esta agravando-se cada vez mas com o consumo e o trafico de drogas.Esse vício vem afetando adolescentes ,adultos , e ate idosos com as pragas chamadas maconha,cocaína , crack cigarro e outros.
    São esses tipos de drogas que estraga com a vida de todos que usam , e todos que rodeiam o usuário.As drogas tem efeitos colaterais como:agressões, alucinações, tonturas , e outros, olho vermelho demonstra também o efeito da droga.
    Muitos adolescentes morrem por causa do vício,eles roubam, matam , seqüestram , para poder sustentar o vício.Não é fácil pra uma mãe ver um filho morto ou preso por causa do consumo de drogas ,algumas delas tenta a clinica de dependentes químicos,quando o usuário aceita se tratar é mas fácil , mas quando eles fogem bate uma enorme tristeza no coração de uma mãe desesperada.

    Aluna:Flavia Michele

    ResponderExcluir